Noticias de nossas escolas…

Plataforma digital fortalece aprendizagem em Avanhandava

Para melhorar os índices de aprendizagem dos alunos nos conteúdos de Matemática, a EE Maria Eunice Martins Ferreira, da cidade de Avanhandava, utiliza a plataforma digital educacional Khan Academy, por meio do uso da internet. Esta iniciativa foi proporcionada pelo projeto “Parceiros da Educação” – Diana Bioenergia Açúcar & Etanol, que, desde 2014, tem como missão contribuir para a formação integral dos alunos, visando a melhoria da qualidade do ensino e do aproveitamento escolar.

Incentivando o uso de novas tecnologias da informação e comunicação nas aulas de Matemática, a utilização da plataforma educacional online começou na unidade escolar em 2016 com o Professor Thiago Viana, atuando em todas as séries do Ensino Médio. No ano de 2017 a iniciativa foi ampliada também para os alunos do Ensino Fundamental. A plataforma Khan Academy é uma ferramenta gratuita, de fácil acesso, com videoaulas em português e que pode ser utilizada por professores e alunos, tanto no ambiente escolar como no ambiente doméstico.

Neste ano de 2018, o desenvolvimento do projeto está a cargo dos professores titulares de Matemática da instituição de ensino que, a partir das habilidades conhecidas ou já dominadas pelo aluno, sugerem exercícios e possíveis caminhos de aprendizagem para o desenvolvimento de cada estudante. Embora os professores da escola já estivessem ambientados na utilização da plataforma como instrumento suplementar das atividades regulares de ensino, no último dia 02 de abril houve um encontro formativo coordenado pelo professor Viana.

“O maior diferencial desta ferramenta digital para o ensino da Matemática é permitir que cada um aprenda no seu próprio ritmo e de maneira personalizada e a plataforma registra seu progresso e propõe novos exercícios. A ferramenta aumenta a capacidade dos alunos em solucionar problemas, favorecendo o poder de argumentação e de elaboração de estratégias” disse o professor de Matemática, Charles James Leite Martins, cujas turmas participam do projeto desde o início e tinham muitas dificuldades nas operações simples. Segundo o professor, tais dificuldades foram superadas.

Segundo Andrislei Fábio Martelli, Professor Coordenador da Escola, “o professor, ao utilizar a plataforma, pode identificar, em tempo real, onde estão as dificuldades e quais são as melhores formas de intervir de forma individual, podendo sugerir tarefas a cada aluno, de acordo com suas dificuldades ou em grupo, em consonância com o plano da disciplina”.

Para o Dirigente Regional de Ensino, Professor Lucinei Aparecido Euzébio a plataforma é uma inovação tecnológica que favorece o processo de ensino e aprendizagem, potencializa a gestão docente em sala de aula e desenvolve a autonomia nos alunos. “Parabenizo os professores e os alunos da Escola pelo ótimo desempenho, a dedicação do professor Thiago Viana e agradeço a empresa Diana pela excelente parceria” disse o Dirigente.

“O Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo (IDESP) da EE Maria Eunice Martins Ferreira revela que a escola vem melhorando a cada ano letivo, resultado de um trabalho sério e articulado envolvendo estudantes, gestão, professores, pais, funcionários e os demais parceiros, como a Diana Bioenergia, Prefeitura Municipal de Avanhandava e Amigos da Escola”, afirmou a Vice Diretora de Escola, Professora Márcia Salviano Maschio.

Alunos no laboratório de informática utilizando a plataforma Khan Academy