Notícias de nossas escolas…

Estudante penapolense no Parlamento Jovem Paulista

O aluno Thalison Rocha Bragato, 17, do 3º Ano do Ensino Médio da EE Luiza Maria Bernardes Nory, do município de Penápolis, foi eleito dentre outros quarenta e sete estudantes de escolas públicas e privadas do estado de São Paulo para integrar o seleto grupo dos deputados jovens na 20ª edição do Parlamento Jovem Paulista, que será realizado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), na capital paulista, nos dias 26 e 27 de abril deste ano.

Bragato concorreu a vaga de deputado jovem com um projeto de lei que dispõe sobre o Programa de Apoio aos Jovens do Ensino Médio, defendendo a utilização dos espaços escolares ociosos do período noturno para cursos pré-universitários e profissionalizantes, direcionados ao primeiro emprego. A criação deste projeto tem como objetivo auxiliar jovens de todo o estado a fazer uma escolha mais consciente sobre o seu futuro, definindo quais os caminhos pretendem seguir no mundo do trabalho.

A participação da escola no Parlamento Jovem Paulista começou com a motivação dos alunos para participar do evento, por meio do incentivo da professora Marise Gaspar Fabiano, o que resultou na apresentação de vários projetos de lei que culminou na escolha democrática do projeto realizada pelos estudantes para representar a escola na ALESP.

O aluno Bragato relata que contou com o apoio da Professora Coordenadora Simone Zordan Torciano, que o incentivou a escrever, para isso precisou vencer a timidez para elaborar o projeto, que traz na sua essência as angústias e sonhos de um jovem – o vestibular, o primeiro emprego e o futuro profissional. Bragato comenta que tem uma frase inspiradora que o motiva nos momentos mais difíceis: “Independentemente das dificuldades nunca desista”.

A EE Maria Luiza Bernardes Nory tem tradição na participação do Parlamento Jovem Paulista, das vinte edições do programa a escola participou de dezoito. A Professora Coordenadora Simone Zordan Torciano salienta que a escola sempre estimula o debate democrático e o exercício da cidadania entre os docentes e discentes. Nas edições anteriores participaram do Parlamento Jovem os alunos Antônio Bernardino Gomes Junior, Camila Renata Moreira, Jaqueline de Souza Araujo, Alan da Silva Almeida Chinellato, Letícia de Souza Porato, Moira Letícia Mauser Pereira, Matheus Gomes de Souza, dentre outros, que também vivenciaram a experiência de deputado jovem na ALESP.

                                                                                 Aluno Thalison Rocha Bragato acompanhado da Professora Simone Zordan Torcian