Notícias de nossas escolas…

Alunos elegem novas direções dos Grêmios Estudantis

 

As escolas da rede estadual de Penápolis e região, cientes da relevância do Grêmio Estudantil como órgão máximo de representação dos estudantes da escola incentivam desde o início do ano os alunos a criarem comissões eleitorais para escolha do Grêmio Estudantil. O pleito ocorreu nos dia 09 e 10 de abril do corrente ano; para tornar o processo eleitoral mais atrativo os aluno utilizaram um programa instalado em computador que transformou-o em uma “urna eleitoral”. Vale salientar que as chapas vencedoras serão empossadas nas próximas semanas, respeitando os prazos para início do mandato de um ano, que vai até o mês de abril de 2019.

O Grêmio Estudantil é um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta por direitos e é parte integrante do Projeto Gestão Democrática da Educação, que tem o objetivo de ampliar a participação de alunos dos ensinos Fundamental e Médio nas decisões da comunidade escolar. O Grêmio constitui-se como uma organização que representa os interesses dos estudantes e que tem fins cívicos, culturais, educacionais, desportivos e sociais, além de ser o órgão máximo de representação dos estudantes na unidade escolar.

A participação nos Grêmios Estudantis leva os alunos a defenderem seus direitos e interesses e aprendem, na prática, lições de ética e cidadania. Através da instituição representativa, os alunos aprendem a debater e a opinar acerca dos mais variados assuntos pertinentes ao contexto escolar, criando inúmeras possibilidades de ações tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade.

Dentre os principais objetivos dos Grêmios Estudantis estão a programação e a construção de regras e normas dentro das unidades escolares, além do aumento da participação dos alunos nas atividades na escola, organizando campeonatos, palestras, projetos e discussões, fazendo com que eles tenham voz ativa e participação, envolvendo pais, funcionários, professores, coordenadores e diretores – da programação e da construção das regras e normas, dentro das unidades escolares.

Aluno da escola Augusto Pereira de Moraes votando.

Aluna da EE Dr. Carlos Sampaio Filho votando.

Alunos da EE Adelino Peters votando.

Aluno da EE José Florentino de Souza, da cidade de Braúna, votando.

Alunos da EE Dr. Carlos Sampaio Filho aguardando para votar.

                                     Relatório do programa que simula votação na urna eletrônicado do pleito realizado na EE Manoel Bento Neto de Santópolis do Aguapeí